Vereadores exigem calçada e sinalização na Juvenal

por mon — publicado 17/07/2013 15h41, última modificação 07/03/2016 12h00
Grande parte da Rua Juvenal Alves de Oliveira não tem passeio público (calçada), gerando risco para alunos de escolas ao longo de seu trajeto - Esperança, José Pedro Steigleder e CIEP, além de moradores.

Preocupada com problema há anos sem solução a Câmara de Vereadores, atendendo requerimento do Vereador Dorivaldo da Silva (PDT) - “Dorinho”, realizou encontro na manhã de quarta (17).
No início a Presidenta, Vereadora Rose Almeida (PP) justificou a participação da Prefeitura, responsável por solucionar outra carência apontada no requerimento - a falta de sinalização horizontal (no leito da rua). Dorinho, morador do bairro SENAI, se disse muito preocupado com uma cena presenciada diariamente: "crianças saem de escolas num dos bairros mais populosos da cidade e são obrigadas a caminhar no meio da rua”, desabafa.
Comentou que em junho o local foi palco de dois acidentes, resultando em atropelamento de crianças. Assim como Dorinho e Rose, os demais participantes – Carlos Einar de Mello (PP) – “Naná” e Marcos Gehlen (PT) – “Tuco” solicitaram urgentes providências ao Secretário de Obras Ademir Fachini.
         Marilia Roehe, diretora da EMEF José Pedro Steigleder, que possui mais de 800 estudantes, manifestou sua preocupação diária com o problema. Sugeriu na Juvenal Alves de Oliveira uma calçada nos mesmos moldes da que existe em frente ao Steigleder, plana e larga. “A pintura imediata de sinalização na rua já iria contribuir”, pontuou.
         O Vereador Marcos Gehlen - “Tuco” reforçou posição contrária à instalação de quebra-molas na cidade, ressalvando que em frente aos educandários seriam necessários.
         Demonstrando pragmatismo, o Secretário Fachini afirmou que a sinalização vai ser feita imediatamente. Quanto às calçadas, sua construção precisa seguir os trâmites legais. Explica que primeiramente a SMOP deverá notificar os proprietários, que por lei são os responsáveis. Caso não a realizem dentro de determinado prazo, recebem um auto de infração. Em última instância, a Prefeitura a executa com seus próprios funcionários ou mediante contratação de uma empresa, cobrando posteriormente do dono do imóvel.
A Presidenta Rose ponderou que o ideal é primeiro conversar com os proprietários, buscando sua conscientização. Lembra que inclusive seria mais econômico, pois além de pagar pela obra da Prefeitura, ainda teriam que suportar o custo das notificações.
         Por último, os Vereadores solicitaram ao Sargento Elvis Pires Carvalho, representante da Brigada Militar, a presença da corporação na entrada e saída dos estudantes.