Vereadores Mirins pedem padronização dos bicicletários

por mon — publicado 13/08/2013 16h01, última modificação 07/03/2016 12h00
História do movimento estudantil e padronização dos bicicletários: temas discutidos na sessão da Câmara Mirim de 12 de agosto, realizada no plenário da Câmara Municipal.

No início, o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Ezequiel Adriano de Souza, saudou os “jovens Vereadores” pela passagem do Dia do Estudante, 11 de agosto. “O movimento estudantil é a porta de entrada da juventude na política, o primeiro contato que o jovem costuma ter, na maioria das vezes, com a vida em sociedade, com as decisões políticas”, definiu.
     Dentre as iniciativas do movimento, a participação em campanhas como O Petróleo é Nosso, na década de 50 do século passado, que lutou pela criação da Petrobras; Diretas Já, “na qual a juventude estava à frente e garantiu a democracia em nosso país”; impeachment do presidente Fernando Collor em 1992, “quando houve o grande movimento dos caras pintadas, uma iniciativa dos estudantes”. Elencou ainda a conquista da lei da meia-entrada nos cinemas e em eventos culturais, assim como o pagamento de metade do valor da passagem de ônibus.
       Recentemente, o Prouni e Lei dos Estágios. “Conquistas do movimento estudantil, que nasce lá na nossa escola a partir de um grêmio, que organiza torneios interséries, o som na hora do recreio, a escolha do Garoto e Garota, mas que, além disso, vem para propor este debate”, salientou. Ezequiel repassou instruções para a criação de um grêmio estudantil. “Para vocês levarem às suas escolas e enquanto Vereadores Mirins provocarem a direção, para que seja criado”.
“O grêmio vai ser o elo entre o estudante e a direção”, explicou, acrescentando que seu objetivo também é o desenvolvimento de lideranças. “Esta não faz falta somente nos movimentos sociais, mas no mercado de trabalho, porque hoje as empresas buscam pessoas de iniciativa, de atitude, com espírito de liderança”. Em sua opinião, o grêmio estudantil é importante para a promoção do debate e a troca de opiniões na escola, além da luta por direitos e qualidade do ensino.            Também o acesso a programas e atividades que, talvez, não estejam sendo desenvolvidos “e possam passar a ser, à partir de uma iniciativa dos estudantes”.
Na tribuna, a Vereadora Mirim Luana Eduarda Appel da Silva fez o convite para a festa do “Porco no Rolete”, no próximo dia 18 na Sociedade Cultural Beneficente Esportiva de Santos Reis. Em seguida, Manoela Negruni parabenizou a Prefeitura pela colocação de uma placa no estacionamento da EMEF Walter Belian. “Este era somente para os estudantes, mas praticamente todos os pais estacionavam no local. As Kombis não tinham lugar, tendo que estacionar no outro lado da rua. Quando chovia ficava pior”.
         A Vereadora Mirim Niara Rosana de Araújo reforçou seu pedido feito na sessão anterior, para o conserto da calçada em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, defronte ao cemitério. “Não tem calçada nenhuma. Quando chove fica tudo alagado, os estudantes que saem do colégio tem que descer pela faixa, para poder ir para casa e a outros lugares”. Também comentou sobre um dos Pedidos de Informação que apresentou, de conserto do ginásio no bairro Cinco de Maio. “No dia em que pedi, eles já estavam consertando. Obrigado à Prefeitura por ter feito isto depois de quase um ano”, citou.
         Denilson da Silva agradeceu ao Vereador Roberto Braatz “por estar lutando junto comigo e com o Vereador Dorivaldo da Silva pelo ginásio da EMEF José Pedro Steigleder”. Nas palavras do estudante, “tá difícil a coisa, faz mais de cinco anos que estamos daquele jeito”. Comenta que Braatz promoveu reunião sobre o tema. “Acho que tá tudo certo para começar a construir. Vamos ver, tomara que não dê nada errado”. O Vereador Mirim também fez um agradecimento ao Secretário de Educação e Cultura Luiz Américo Alves Aldana, “por estar me ajudando com o ginásio da Escola Esperança”, informando que dia seguinte haveria uma reunião sobre o assunto.
          Em seguida, ocorreu a votação dos Pedidos de Providências apresentados pelos Vereadores Mirins, dentre os quais o de padronização dos bicicletários da cidade, “pois em alguns pontos eles estão na calçada, em outros no meio-fio da rua”. Ao final convidou para a próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim, dia 9 de setembro.