Vereadores na audiência em Lajeado, sobre a Concessão de Rodovias

por mon — publicado 17/03/2017 15h45, última modificação 20/03/2017 08h14
Os Vereadores Joel Kerber (PP), Juarez da Silva (PTB) e representante de Cristiano Von Rosenthal Braatz (PMDB) participaram quinta (16), em Lajeado, da audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que discutiu as minutas do edital e do contrato, o Programa de Exploração da Rodovia (PER)
Vereadores na audiência em Lajeado, sobre a Concessão de Rodovias

Vereadores representam Montenegro

    e os estudos de viabilidade para concessão da BR-101/290/386/448/SC/RS. Na próxima quarta, 22, haverá audiência em Montenegro sobre este tema. O evento será realizado no Clube Riograndense, 14h, aberto para toda população que, inclusive poderá fazer inscrição para uso da palavra.
    Segundo a ANTT, o trecho a ser concedido compreende a BR-101/SC, do km 455,9 até a divisa SC/RS; da BR-101/RS, entre a divisa SC/RS até o entroncamento com a BR-290 (Osório); da BR-290/RS, no entroncamento com a BR-101 (A) (Osório) até o km 98; da BR-386, no entroncamento com a BR-285/377 (B) (para Passo Fundo) até o entroncamento com a BR-448; e da BR-448, no entroncamento com a BR-386 até o entroncamento com a BR-116/290.
    Com 467,7 quilômetros de extensão, o trecho abrange a BR-290/RS, já concedida desde 1997, que é um dos principais corredores de ligação com o Mercosul. O segmento é uma alternativa logística para a exportação de parte da agricultura e indústria gaúchas, sendo uma das principais estradas pavimentadas que ligam várias regiões produtoras do estado do Rio Grande do Sul à capital e ao Porto de Rio Grande.
    A concessão do segmento rodoviário consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e vai gerar investimentos da ordem de R$ 7,9 bilhões e R$ 5,31 bilhões em custos operacionais (os valores de investimentos, custos operacionais e tarifas foram dados a preços de março de 2015, data-base dos estudos).
    A proposta para o Programa de Exploração da Rodovia é que sejam implantados 22 quilômetros de vias marginais; 60 melhorias em acesso; 58 dispositivos, sendo 11 interconexões diamante, duas interconexões diamante invertidas, quatro interconexões trombeta, seis interconexões, 24 retornos em nível, seis meios-retornos em nível e cinco trevos completos; além da implantação de 27 passarelas.     

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