Vereadores realizam audiência e apresentam os números para 2018

por mon — publicado 19/09/2017 14h09, última modificação 14/02/2022 17h14
A Câmara de Vereadores, atendendo determinação legal, realizou no final da tarde de segunda-feira (18) a audiência pública do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2018), que tramita no Legislativo. A responsabilidade foi da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo Vereador Joel Kerber (PP), tendo Josi Paz (PSB) como relatora.

Josi fez a apresentação das planilhas, constando onde serão aplicados os R$ 180 milhões previstos para custeio e investimentos. São mais de 90 slides, trazendo os números por Secretarias. Juntas, Educação e Saúde totalizam a maior parte do Orçamento. Para a Educação, previstos R$ 66 milhões. Saúde, mais de R$ 49 milhões. A Secretaria que irá receber o menor valor é a da Indústria, Comércio e Turismo, a qual praticamente terá  recursos para o seu custeio, que não chegam a um milhão de reais.
    Assim que encerrou a apresentação, aberto espaço para manifestações do público. Idalécio Koch de Moraes fez alguns pedidos, como o conserto do telhado do pátio coberto da EMEI Maria Laurinda Leindecker, no Bairro Cinco de Maio. Contou que um vendaval, este ano, destelhou aquela parte da Escola, e fizeram um conserto que não ficou de acordo com o que tem que ser.
Também pediu a construção de uma praça no Loteamento Campos Altos, do Centro Comunitário do Bairro Estação, o asfaltamento da Rua Treze de Maio, no Bairro Rui Barbosa (entre as Ruas Antonio Marques e Simões Lopes Neto) e da Rua Antonio Marques, entre as Ruas Capitão Cruz e Dr. Schmitz. Por último, algo já solicitado e incluído na LDO do ano anterior, mas que não foi feito: o asfaltamento da Rua Dr. Flores, entre as Ruas Fernando Ferrari e Coronel Álvaro de Moraes.
    O ex-vereador Roberto Braatz pediu esclarecimentos quanto ao novo formato da LDO. Lembrou que sempre era um plano de investimentos e o que estava percebendo, neste formato, é algo consolidado. Cobrou se o FAP/FAS estaria incluído no montante de R$ 180 milhões. Fez outros questionamentos, como a duplicidade da previsão dos serviços de topografia.
    Encerrando, uma moradora na Rua Dr. Flores também cobrou o asfaltamento da via. Em outras oportunidades, ela participou de audiências e fez o mesmo pedido. As demandas serão analisadas pela Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos Vereadores Joel Kerber, Josi Paz, Cristiano Braatz – “Von”, Rose Almeida e Neri de Mello Pena - “Cabelo”.