Vereadores visitam a APAE, exemplo de atendimento e estrutura

por adm publicado 23/05/2019 19h26, última modificação 23/05/2019 19h26
Os vereadores Cristiano Braatz - Von, Rose Almeida, Joel Kerber e Juarez da Silva estiveram na APAE/Montenegro, na chuvosa tarde de quinta, 23 de maio, em sequência ao cronograma de visitas institucionais e empresariais, que o Legislativo traçou como meta de trabalho para 2019.

A diretora da Escola, Naia Sehn, com o brilho nos olhos de quem realmente gosta do que faz, recebeu os parlamentares junto com a assistente administrativa Karla Bortuzzi. A frase de Naia, durante a conversa com os vereadores, justifica o brilho nos olhos: ”aqui, ou se apaixona e fica, ou não se identifica e acaba saindo”, disse ela, que atua desde 1981 na instituição filantrópica.

Prosseguindo, explicou o mecanismo de funcionamento, em que são atendidas mais de 170 pessoas portadoras de necessidades, intelectuais ou múltiplas. Destas, 40 recebem atendimentos clínicos e 130 são alunos da Escola.

Para atender toda essa demanda, a APAE Montenegro conta com psicólogo, assistente social, professores, psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, arteterapeuta, terapeuta ocupacional, totalizando 44 profissionais.  “Nossa estrutura tem capacidade para atender bebês a partir de seus primeiros 15 dias de vida, através da estimulação precoce, sendo que eles permanecem até seus três anos neste trabalho”, observa a diretora.

Orgulhosa, Naia Sehn revela que, este ano, a Escola conta com uma turma que está alfabetizada. Quanto à demanda, explicou que existe uma fila de espera. Porém, é cautelosa quanto ao recebimento de novos alunos, por defender que é preciso atender com qualidade.

Em cada espaço no qual circulava com os vereadores, a diretora contava um pouco sobre como foi sua conquista, que sempre se deu acompanhada da parceria com a sociedade e de excelentes colaboradores. Destaca que todos os 170 alunos recebem uma alimentação de qualidade. Ao estar-se a cozinha, foi possível notar o capricho e o zelo com o ambiente.

Os vereadores tiveram a mesma postura das visitas anteriores, seja a instituições ou empresas: eles mais ouviram do que falaram. Ao final, colocaram-se à disposição, para auxiliar no que fosse possível. “O que vemos aqui é um exemplo para o Rio Grande do Sul”, elogiaram Von, Rose, Joel e Juarez. Consideraram que “impressiona positivamente” a estrutura e o excelente atendimento nas mais diversas atividades prestadas pela instituição.