Vereadores votam criação de dez cargos da Saúde, com recursos federais

por mon — publicado 01/07/2014 15h40, última modificação 07/03/2016 12h01
Cinco projetos de lei do Executivo, criando cargos na área da Saúde, estarão quinta-feira (3) a partir das 19 horas, na pauta de votações da Câmara.

Com a assinatura do Prefeito em exercício Luiz Américo Aldana (PSOL), são:
•    Projeto de lei 050/14, criando três cargos de Técnico de Enfermagem;
•    Projeto de lei 052/14: autoriza a criar quatro cargos de Enfermeiro;
•    Projeto de lei Complementar nº56/14, que cria cargo de Técnico de Enfermagem em razão da aposentadora da servidora Beatriz Garcia, que ocupava o de Auxiliar de Enfermagem;
•    Projeto de lei 57/14: criação de um cargo de Farmacêutico;
•    Projeto de lei 67/14: criação de um cargo de Auxiliar de Consultório Dentário.
         Terça-feira (01) na Comissão Geral de Pareceres (CGP), os projetos foram amplamente discutidos com dois Secretários: da Fazenda, Júlio Hoffmeister e da Saúde, Elocy Garcia da Rosa. Os Vereadores fizeram inúmeros questionamentos, entre eles, a fonte dos recursos para pagamento dos profissionais. Segundo os representantes da Prefeitura os profissionais, todos concursados, vão ser pagos com verbas federais destinadas a esta finalidade.
         O presidente da Câmara, Vereador Renato Kranz (PMDB) e a Vereadora Rose Almeida (PP) voltaram a falar da importância de, o quanto antes, o Executivo enviar à Câmara o projeto do novo Plano de Carreira dos servidores municipais. Observam que votaram favoravelmente às matérias na CGP em razão da necessidade e carência na Saúde e, principalmente, pelo fato de se tratar de recursos federais, não receita própria do Município.
         Conforme explicou Elocy, três cargos de Técnico de Enfermagem serão destinados para salas de vacinação. O objetivo é que os Postos de Saúde disponibilizem o serviço. “A ideia é iniciá-lo nos do Germano Henke, Esperança e Industrial”, comentou a Assessora da Saúde, Jaqueline Machado. Quanto à questão dos Enfermeiros, a Secretária disse que um deles deverá atender a parte burocrática, exigência do Conselho de Enfermagem. Os demais vão para o Posto de Atendimento Médico (PAM), a Unidade Móvel e a Unidade de Saúde Básica do Bairro Santo Antônio.
         Foi tratada ainda a questão do cargo de Farmacêutico. Elocy e Jaqueline explicaram que sua criação servirá para disponibilizar atendimento também no PAM, no centro, no que tange a medicamentos controlados.
         Após o detalhamento sobre os profissionais e a fonte dos recursos para sua contratação, os Vereadores acabaram aprovando todos os projetos na CGP. Kranz reforçou que a criação destes cargos precisará necessariamente resultar em melhoria no atendimento à comunidade. Os Vereadores ressaltam que ficarão vigilantes quanto a este aspecto.