Vereadores votam projeto de incentivos para a Biocitrus

por mon — publicado 13/10/2015 15h02, última modificação 07/03/2016 12h01
Estará na pauta de votações da Sessão Ordinária da próxima quinta-feira (15) o projeto de lei 153/15, que trata da autorização para o Executivo Municipal proceder a desafetação de imóvel e a conceder incentivo à empresa Aripê Citrus Agroindustrial – Biocitrus. Na prática, a Prefeitura irá doar a área da Rua Europa, uma rua sem saída, situada entre dois terrenos que já pertencem à empresa.

Na mesma manhã, além de analisarem o projeto na Comissão Geral de Pareceres (CGP), o presidente da Câmara Márcio Miguel Müller (PTB), juntamente com os Vereadores Marcos Gehlen (PT) – “Tuco”, Valmir Oliveira (PP), Dorivaldo da Silva (PDT) e o Consultor Jurídico Vinícius Kirsten, estiveram na Biocitrus para conhecer a realidade, “in loco”.
Eles foram recebidos pelo Gerente Administrativo/Financeiro Christian Heinz Hellfeldt, que lhes passou informações sobre a utilização da área e o projeto de expansão. Inicialmente, numa sala de reuniões, os Vereadores fizeram perguntas. Depois, percorreram a linha de produção e se dirigiram ao local que consta no projeto, o qual será desafetado e repassado à empresa.
Segundo Hellfeldt, os novos projetos contemplam a instalação de vários tanques, de um novo concentrador e a construção de câmara fria. “É uma empresa tradicional da cidade, que emprega 47 funcionários diretamente”, destaca. Durante a caminhada, o gerente deu explicações a respeito do processo de funcionamento e os cuidados com o meio ambiente.  Por último, falou sobre o mercado consumidor dos produtos da Biocitrus: Europa, Estados Unidos, México e Argentina. A intenção é contratar mais doze novos empregados, no início da nova operação.
 Os Vereadores observam que a rua existente fica no centro de duas áreas já pertencentes à empresa, sendo que esta via não leva a lugar algum. Na CGP, a matéria foi aprovada por unanimidade, votação que deverá ser repetida quinta. A Sessão inicia às 19h, no Plenário Edgar de Oliveira, aberta a qualquer cidadão.
Completando a pauta, será apreciado o projeto de lei 139/15, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 5.556, de 26 de dezembro de 2011, que autorizou a realização de Convênios de Cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul e com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul - Agergs, e a celebração de Contrato de Programa com a Corsan. Os Vereadores aprovaram o projeto por unanimidade.