Prédio da "antiga Aripê" é tema de nova reunião na Câmara

por adm publicado 28/06/2023 13h41, última modificação 28/06/2023 13h41
➡️A pedido do vereador Gustavo Oliveira, integrantes do Poder Executivo e patrimônio histórico estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira para discutir soluções que restaurem a edificação vizinha da Casa Legislativa.
🚧O Secretário Municipal de Obras Públicas, Edson Machado, no entanto, apresentou um extenso parecer técnico que sinaliza para as precárias condições do prédio, correndo inclusive, risco de desabamento.
Cristiano Von, vice-prefeito e Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por sua vez, indicou como solução a busca de uma parceria público-privada para realizar uma obra nova no local, o que seria de maior agilidade no momento.
Rosani Brochier e Maria Soledad Vidal, representantes do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro (MPPHCM), ressaltaram a importância da preservação de características arquitetônicas do antigo prédio.
Para tal, sinalizaram a importância da visita de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), que teriam a concreta viabilidade de indicar o melhor caminho para a preservação da história contida nas paredes seculares da antiga Aripê.
Uma nova reunião será agendada para os próximos meses, a fim de estabelecer um projeto viável e com sucesso semelhante ao da Estação da Cultura, localizada no bairro Ferroviário.