Em Sessão Solene, Câmara exalta os setenta anos da Tanac

por mon — publicado 02/07/2018 13h59, última modificação 02/07/2018 13h59
O Legislativo realizou quinta (28) a Sessão Comemorativa em homenagem aos 70 anos da Tanac. Proposta pela Vereadora Josi Paz (PSB), saúda a empresa montenegrina, que completou sete décadas dia 23. “Sete décadas de suor, ousadia, garra, respeito e vontade”, frisou no início do seu discurso a autora da homenagem.

          “Nem se sonhava com um Polo Petroquímico na região e lá já estava a nossa Montenegro galgando os árduos degraus da credibilidade e do desenvolvimento. Tudo graças ao nascer e crescer de uma empresa, em especial: a nossa Tanac”, prosseguiu.

         “Quantos de nós montenegrinos sonhamos, um dia, conseguir trabalhar na Tanac? Porque dizer à família e aos amigos que trabalhar na Tanac é, até hoje, um status de respeito e confiança, uma permissão para tocar a vida com esperança no futuro. Não é à toa que orgulhosamente carregamos o título não apenas de Cidade das Artes e Capital da Citricultura, mas também Capital do Tanino”, declarou Josi.

         Na continuidade lembrou que a empresa, fundada em 23 de junho de 1948, trouxe desenvolvimento econômico para toda a cidade. “Atualmente, é a maior unidade de produção de taninos químicos do Mundo. Possui capacidade produtiva anual para a produção de 46 mil toneladas, que são exportadas para mais de 75 países dos cinco continentes”. “Os produtos fabricados pela empresa são: químicos para o curtimento de couro, produtos para tratamento de águas, adesivos para paineis de madeira, aditivos para alimentação animal, pallets e cavacos de madeira para a produção celulosa, papel e polpa de celulose”.

         Exaltou o fato de que, até hoje, toda a mão-de-obra da empresa é ocupada por pessoas aqui da cidade. “Reconhecer a importância da Tanac para a história, a economia e a cultura do nosso munícipio é reconhecer a importância do emprego, do desenvolvimento, da economia dinâmica, da oportunidade”.

Apoio a iniciativas sociais

         “Como militante social e Bióloga, tenho um carinho especial pelas ações não apenas sociais, como o apoio a programas que oferecem perspectivas a crianças e adolescentes menos favorecidos, ou mesmo incentivam a cultura e a educação inclusiva, mas também às iniciativas que fomentam o respeito ao meio-ambiente, na busca constante do equilíbrio entre os recursos que a natureza oferece e a preservação do meio em que vivemos, como a utilização de matéria-prima de fonte renovável, oriunda de florestas plantadas, de acácia”.

         Outro aspecto salientado pela Vereadora: “Montenegro sofre todos os anos com os pesadelos provocados pelas cheias do nosso Rio Caí. Aí, a quem os montenegrinos recorrem? Qual a primeira lembrança? Quem lá está, antes de tudo acontecer, nos avisando sobre o movimento das águas, os níveis dos rios, trabalhando pela preservação e pelo alerta, sem parar o que está fazendo? A nossa Tanac. Esta empresa, em tempos de enchente, se torna a nossa bússola, nossa referência. Talvez a gente não se dê conta do quanto isto significa na vida de boa parcela do nosso povo”. Na sequência, alunos da APAE fizeram uma apresentação, para saudar a empresa, parceira da entidade há vários anos.

         Prosseguiu a Comemorativa com o pronunciamento de Otávio Guimarães Decusati, Diretor Superintendente da Tanac. Trouxe números, como o de que  mil pessoas trabalham diretamente na Tanac, mais 1500 indiretos, que prestam serviços para a empresa na área de transporte, movimentação de carga, além de uma família de 35 mil acacicultores. “É com muita honra que nós, da Tanac, recebemos esta homenagem. Atuamos em cinco municípios do Rio Grande do Sul, com escritórios regionais. São três fábricas, duas na cidade de Rio Grande e uma em Montenegro, a qual foi o embrião da Tanac. A área de abrangência é de duzentos municípios, no entorno de Montenegro”, especificou o Diretor.

Exporta para mais de 75 países

         Conta que a Tanac foi fundada por dois visionários, que assumiram o desafio de criar uma empresa em Montenegro, nos anos 40. “Nasceu uma pequena fábrica de taninos, que hoje é líder mundial na produção de extratos vegetais de acácia, de cavacos de madeira de acácia. Agora, construímos a maior unidade da América Latina, para produção de pallets de energia renovável. Temos orgulho de levar o nome de Montenegro para mais de 75 países, para os quais nós exportamos”.

         “Gostaríamos de aproveitar para reforçar o compromisso da Tanac com a nossa gente, com o nosso desenvolvimento e com a qualidade dos nossos produtos, serviços e participação na comunidade. Agradecemos a todos os parceiros da empresa: comerciais, clientes, instituições financeiras, entidades governamentais, entidades públicas de apoio, Organizações Não Governamentais, e especialmente a uma parcela que é muito importante na nossa vida, os nossos funcionários e nossos acacicultores, que nos fornecem no dia-a-dia e que trabalham conosco nesta caminhada. Espero que nos próximos anos possamos escrever juntos, mais um capítulo da história da Tanac, do município e de todas as conquistas que nós comunidade, empresa e funcionários, vamos atingir”, disse, no encerramento.

         Por sua vez, o Prefeito Kadu Müller lembrou que neste dia em que estão sendo homenageados os 70 anos da Tanac também se comemora o aniversário da autora da homenagem, a Vereadora Josi Paz. Saudou a todos que fazem desta empresa “uma referência em Montenegro, a qual deu subsistência, educação, orientação. Quem faz ou fez parte do Grupo Tanac tem, em sua essência, a lealdade, o comprometimento, a dedicação, e o mais importante, o respeito. Montenegro, através da logomarca Tanac, é conhecido no mundo inteiro. Nós que administramos este município temos orgulho de dizer que a Tanac é de Montenegro. Não pelos 70 anos, mas pela gestão, pelo planejamento, pelo comprometimento, pela dedicação não só com a empresa, mas com a cidade, nossos parabéns e muito obrigado”.  

Projetos aprovados

         Na sequência, em Sessão Ordinária, os Vereadores aprovaram o projeto 59/18, do Executivo, o qual tornará legalmente possível que a Prefeitura adquira equipamentos, máquinas e implementos agrícolas para o uso da Associação de Citricultores de Campo do Meio. Através do PL 59/18, o Executivo solicita autorização da Câmara a incluir ação nas Metas e Prioridades do Plano Plurianual 2018/2021 e na LDO/2018, assim como a abrir Crédito Especial de R$ 45.256, 86, no Orçamento deste ano.

         O Prefeito Kadu Müller (SD), na Mensagem Justificativa, explica que a aquisição “busca aprimorar e aumentar a produção de frutas, permitindo conquistar novos mercados e reservar maior volume aos já existentes, sendo fundamental para a sobrevivência da fruticultura montenegrina”.

         Também aprovado o projeto de lei 012/18, do vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que, em síntese, obriga a Prefeitura a divulgar uma listagem das obras que estão paradas, no município. Conforme o texto, fica estabelecido a obrigatoriedade de serem divulgadas, no site oficial da prefeitura, informações referentes aos motivos da paralisação de obras públicas do Município. No artigo primeiro, consta que será considerada como obra paralisada, para efeitos desta lei, aquela com atividades interrompidas por mais de 30 dias.

         Por fim, em Regime de Urgência, foi aprovado o projeto de lei 060/18, do Executivo, que o autoriza a abrir crédito especial de R$ 140 mil, com o objetivo de possibilitar a devolução do superávit dos recursos destinados à obra de construção da EMEI Emma Ramos de Moraes e da EMEF Beatriz Lemos.

         E o Requerimento 85/18, do Vereador Cristiano Von Braatz (MDB): agendamento de reunião para tratar da questão do impacto do Plano de Carreira dos servidores municipais, nas finanças da Prefeitura, além do Requerimento 90/18, do Vereador Neri de Mello Pena (PTB), solicitando reunião para tratar sobre possível instalação de sinaleira no cruzamento das ruas Dr. Hans Varelmann com a Dr. Bruno de Andrade.